O hidrômetro é o aparelho instalado pela Visan para registrar o volume de água consumida mensalmente pelo cliente. Com base neste volume é calculado o valor a pagar.
Você pode acompanhar seu consumo fazendo a leitura do hidrômetro. Uma prática que ajuda até mesmo a identificar gastos acima da média, que pode ser indício, por exemplo, de vazamento.
Isto é simples: Há números pretos e outros vermelhos. Anote os pretos e faça o seguinte cálculo para comparar com o mês anterior: subtraia os números pretos daqueles constantes na última fatura. O resultado é o consumo da última leitura até a presente data.
Lembre-se de que o hidrômetro é um bem público e o cliente é responsável por sua conservação.
• O hidrômetro é um aparelho de medição que serve para registrar, continuamente, o volume de água consumido.
• A VISAN adquire hidrômetros com elevada precisão, certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).
• A fixação, a guarda e a conservação do CAVALETE (Caixa de proteção, onde o hidrômetro é instalado) é de responsabilidade do usuário.
• O hidrômetro deve ser sempre mantido na posição plana (não inclinado), para não provocar o desgaste prematuro do equipamento. Bem instalado, conservado e com o lacre intacto, ele registra, com segurança, a quantidade de água consumida.
• Somente os funcionários da Visan têm permissão para instalar hidrômetros. Nunca altere a posição de instalação do medidor.
• Comunique a Visan, caso necessite mudar a posição do cavalete de água de seu imóvel.
Ao ser instalado, o hidrômetro está calibrado e em perfeitas condições de uso:
- O aparelho é de propriedade da Visan, porém sua conservação é de inteira responsabilidade do cliente;
- O hidrômetro deverá ser bem cuidado e conservado, os lacres têm de ser mantidos intactos;
- Evite que crianças ou outras pessoas mexam no hidrômetro;
- A fabricação, a especificação e a instalação dos hidrômetros obedecem às normas técnicas e portaria dos órgãos responsáveis. No Brasil, esses órgãos são ABNT e INMETRO.