Abastecimento Público de Água
Abastecimento Público de Água

Atualmente o abastecimento público de água de Videira provém 94% do Rio do Peixe e 6% de poços profundos perfurados no Aquífero Guarani e no Aquífero Serra Geral.

Captação Superficial

A captação é realizada no Rio do Peixe, no Bairro Farroupilha, através de conjuntos motobombas flutuantes com potência de 175 CV cada. De acordo com a Portaria da Fundação do Meio Ambiente-FATMA Nº 024/79 e a resolução CONAMA Nº 357/05, o rio é enquadrado como classe II, ou seja, águas destinadas ao abastecimento para consumo humano após tratamento convencional.

Tratamento

O tratamento da água superficial é realizado na Estação de Tratamento de Água (ETA), que é composta por três módulos independentes, com capacidade total de 190L/s.

No tratamento da água realizado na ETA utiliza-se de processo convencional, físico-químicos para tratar a água bruta captada em água potável. O processo de tratamento confere características à água tratada que a enquadra de acordo com a Portaria de Consolidação n° 5, de 28 de setembro de 2017, Anexo XX, que dispõe do controle e da vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.   

Já para a água subterrânea, a Visan não necessita realizar o tratamento convencional, devido a qualidade da água captada, apenas realizar os processos de desinfecção e fluoretação, antes da distribuição.

Saiba mais sobres as etapas do tratamento da água captada do Rio do Peixe

  • Coagulação/Floculação: O processo de tratamento inicia com a adição do policloreto de alumínio, que através da coagulação  gera a desestabilização de partículas por neutralização da carga, dando condições para que as partículas coloidais, caracterizadas principalmente por cor e turbidez, sejam separadas da água, se aglutinem e ganhem peso, para que possam ser removidas por um processo físico de separação.
  • Decantação: A água já coagulada/floculada é conduzida aos decantadores, aonde as impurezas que se aglutinaram e formaram os flocos irão se separar da água pela ação da gravidade, indo desta forma para o fundo do decantador.
  • Filtração: A água ja decantada segue para os filtros que contém pedras, areia e carvão antracitoso. Hidraulicamente através de um fluxo descendente, a água irá transpassar pela camada filtrante, de modo que os flocos que não decantaram fiquem retidos no leito filtrante e a água filtrada saia completamente limpa.
  • Desinfecção/Fluoretação: A água filtrada é então conduzida para a caixa de contato, aonde recebe adição de hipoclorito de sódio (cloro), a fim de eliminar qualquer bactéria e ácido fluossilícico (flúor), conforme Portaria do Ministério da Saúde.

Reservação e Distribuição

A água já tratada é enviada para reservatórios, passam por sistemas de bombeamento, para levar a água dos pontos mais baixos, para os locais mais altos e distante da ETA e é distribuída por redes de adução e distribuição, até chegar aos usuários.

Estação de
Tratamento da água

Localização: Rua José Boiteux, nº 88,
Bairro Marafon , Santa Catarina - CEP. 88560 000.
Capacidade de tratamento: 190 litros por segundo.
Abrangência: Abastece todas as unidades consumidoras da região urbana do município de Videira.

Assista nosso
vídeo institucional