Análises de Água
Análises de Água
Visando oferecer sempre o melhor produto aos consumidores, realizamos diariamente o monitoramento da qualidade da água, que é distribuída em nossa cidade, através de análises a cada 2h na saída do tratamento e na água filtrada, além do controle instantâneo com registros de minuto a minuto pelos analisadores de linha na ETA automatizada.
Além disso, o monitoramento é efetuado em todos os reservatórios do sistema de abastecimento de água e em 55 pontos na rede de distribuição.
Controle de qualidade

Possuímos laboratório próprio na Estação de Tratamento de Água (ETA), com equipamentos eficientes, realizando mensalmente 5.300 análises físico-químicas obrigatórias e mais, aproximadamente, 3.240 análises de controle interno, além de 103 análises microbiológicas.

Dispomos ainda de monitoramento realizado por laboratório terceirizado, para monitorar a série de padrões físico-químicos e microbiológicos mensais, bimestrais, trimestrais e semestrais estabelecidos pelo Ministério da Saúde, totalizando 1.394 análises por ano, garantindo assim que a água distribuída possa ser consumida sem preocupação.

Parâmetros de potabilidade

Parâmetro Valores permitidos
Cor aparente 15 uH
Turbidez 5 NTU
pH Mínimo 6.0 - Máximo 9.0
Cloro residual livre 0,2 - 5,0 mg/L
Fluoreto 1,5 mg/L
Coliformes totais (CT) Ausente 95% das amostras
Escherichia coli Ausente


Turbidez: Indica a presença de pequenas partículas em suspensão na água.
Cor Aparente: Indica a presença de micropartículas dispersas na água em estado coloidal.
Cloro residual: Substância utilizada para desinfecção da água.
Fluoreto: Substância adicionada ao final do tratamento a fim de auxiliar na prevenção de cáries dentárias.
pH: Indica o quanto a água é ácida (pH baixo) ou alcalina (pH alto).
Coliformes totais (CT): Indica a presença de bactérias na água e não necessariamente representam problemas à saúde.
Coliformes termotolerantes (CTe): Indica a possibilidade de presença de organismos causadores de doenças na água.
Outros: Inúmeros outros parâmetros são analisados com frequência variáveis em laboratórios internos e externos.

Disposições legais

Atendendo às disposições estabelecidas em lei, o código de defesa do consumidor estabelece:
Art. 6º - São direitos básicos do consumidor:
III – A informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.

Art. 31º - A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em Língua Portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

Com referência aos parâmetros analisados, às amostras são consideradas potáveis de acordo com a Portaria de Consolidação Nº 5 de 28 de setembro de 2017, anexo XX e alterações, no qual estabelece que a água tratada e distribuída para o consumo humano deve ter sua qualidade controlada.

Esta legislação define também a quantidade mínima, a frequência em que as amostras de água devem ser coletadas e os limites permitidos. Em atendimento às exigências estabelecidas, analisamos a qualidade da água desde a origem até os pontos de consumo.